Quatro blocos envoltos por uma área ajardinada determinam o conjunto arquitetônico. Três destes blocos são retangulares e o quarto bloco, cuja planta tem a forma de um trapézio isósceles, distingue-se dos demais por seu traçado externo curvilíneo.
O bloco de planta trapezoidal abriga o auditório. As faces laterais externas do trapézio são configuradas a partir de duas curvas opostas que se encontram em dois pontos opostos e elevados em relação ao solo. Ambas as curvas, portanto, produzem os dois planos curvos quase idênticos do edifício: seu piso e sua coberta.
Uma das faces do edifício, por onde se dá seu acesso principal, é transparente, com dois módulos diferentes que se intercalam. No primeiro módulo, a parte superior, é um terço maior do que a parte inferior, ambas fixas. O outro módulo, a proporção 1:3 é mantida, porém invertida. A porção superior é menor e móvel, e a porção inferior, maior, é fixa.
Os outros três blocos estão implantados na porção posterior do lote e são interligados através do volume maior cujo comprimento mede cinco vezes mais do que sua largura. Este volume retangular possui térreo em pilotis e mais um pavimento superior que se conecta a ele por meio de uma rampa linear em concreto.
-
Arquitetos: Oscar Niemeyer; Oscar Niemeyer
- Ano: 1954